sábado, 6 de outubro de 2012

Em Redor do Toiro Negro – Em Redor do Toiro de Vistahermosa

 

Texto e fotografia: Pedro Correia

No passado dia 1 de Outubro de 2012, foi publicado um artigo baseado na seguinte questão “Porque é que a maioria dos toiros tem pelagem negra?”. A resposta foi por grande parte das ganadarias terem génese numa origem comum, que é identificada por Casta Vistahermosa. Contudo a forte influência que esta casta tem sobre as ganadarias actuais não tem apenas repercussões ao nível morfológico.

 

Embora haja sempre diferenças entre ganadarias ao nível genético e fenotípico (morfologia e comportamento), promovidas por um sistema de produção sui generis da ganadaria brava, há uma tendência em haver semelhança no comportamento dos animais durante a lide, das mais diversas ganadarias, tal como refere Purroy (2002). Refere o mesmo autor, que um dos motivos que leva às semelhanças comportamentais entre ganadarias é precisamente a sua origem comum na Casta Vistahermosa.

 

Em suma do artigo publicado a 1 de Outubro de 2012 neste blog e deste artigo, o fenótipo semelhante observado em muitos toiros de diversas ganadarias bravas, isto é comportamento e morfologia (neste caso a cor da pelagem negra) ocorre porque os ganadeiros Condes de Vistahermosa (fundadores da Casta Vistahermosa) marcaram fortemente o desenvolvimento do toiro de lide como raça.

 

__________________________________________________

Baseado em:

·         Purroy , A. U. (2003). Comportamiento del toro de lidia EN EL CAMPO, EN EL RUEDO. Universidadd Publica de Navarra. 21-24.


Nenhum comentário:

Postar um comentário