domingo, 13 de janeiro de 2013

Trapio




Texto e fotografia: Pedro Correia


Trapío é uma palavra de origem espanhola, que não tem tradução para português e que é utilizada para definir qualidades do aspecto de um toiro (Cid, 2001).


Diz-se que o toiro tem trapío quando a sua apresentação cria forte impacto nas pessoas. Sendo assim, poderíamos dizer que trapío é um conjunto de características morfológicas que cria um determinado impacto em quem vê a rês. Este impacto que falamos, poderá traduzir-se na imponência e potencial de perigo que o toiro transmite apenas pelas características morfológicas que apresenta. No entanto, as formas como o animal se move, também associadas às suas capacidades físicas, pode ser um indicador de que o animal tem ou não trapío. Sendo assim, parece mais correcto fazer um juízo sobre o conceito de trapío, tendo em conta as condições morfológicas, bem como, a funcionalidade das capacidades físicas (Barga, 1989 e Paes, 2007).


Contudo, o mesmo toiro pode transmitir sensações distintas entre as pessoas, podendo o mesmo animal ser classificado no trapío de formas distintas, entre pessoas. Tal facto ocorre, porque a avaliação do trapío pode estar sujeita a um carácter subjectivo, que pode ser clarificada com a atribuição de critérios para definir este parâmetro (Barga, 1989; Montesinos, 2002 e Cid, 2001).


A morfologia do toiro, bem como, a sua funcionalidade, ou seja, as condições morfo-funcionais das reses, estarão sempre conectadas ao seu trapío. Sobre o trapío, o ganadeiro actua com maior facilidade, em relação às características comportamentais que o toiro pode possuir (Bravura), nomeadamente através de adequada nutrição, sanidade e próprio maneio dos animais.


Em síntese o trapío é um aspecto imprescindível no toiro, sobre o qual o ganadeiro tem grande responsabilidade na sua presença ou ausência. Para ajudar na compreensão deste tema tão importante como é o trapío, e das sensações que o aspecto dos toiros podem suscitar nas pessoas, citamos as palavras do aficionado da ilha Terceira João Paes:


“Olhem, olhem bem!... Que postura agressiva, expressões ferozes diversas realçam as formas musculadas do corpo no seu andar, a posição do rabo hirto e a maneira de “meter a cabeça” definem a investida, a persistência nas atitudes e no “carregar as sortes” definem a bravura!

Tudo começa por ai…, pelas formas e expressões do corpo do Toiro!”


Citação do aficionado João Paes em Revista Festa na Ilha nº11:20-21.



Baseado em:

·         Barga, R. B. (1989). Taurología - La Ciencia del Toro de Lidia. Colección La Tauromaquia nº20: 223-328.

·         Cid, P. S. (2001). O Exterior dos Bovinos das Raças Autóctones. Edições Garrido.

·         Montesinos, A. (2002). Prototipos Raciales del Toro de Lidia. Ed. Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación, Madrid.45-90 pp

·         Paes, J. (2007). O Corpo do Toiro. Revista Festa na Ilha nº11:20-21.



Nenhum comentário:

Postar um comentário